sexta-feira, 16 de maio de 2014

É Vero! #42 - Sobrou, e agora?


Nem bem acabamos de comemorar a Páscoa, já chegou o Dia das Mães. Chocolates por todo canto. Supermercados ainda fazendo promoções dos ovos e chocolates que sobraram nas prateleiras (e este ano estavam bem caros!). Em casa, principalmente com crianças, acabam sobrando também muitos  pedaços esquecidos numa geladeira, mal enrolados na embalagem ou numa vasilha qualquer no armário. As crianças esquecem, as mães continuam suas dietas e os chocolates são abandonados.

Que tal uma sobremesa com essas sobras? Ou mesmo um pequeno lanche? Agora, nestas noites frescas de outono, que já confundimos com inverno, qualquer coisa diferente de chocolate ajuda-nos a aquecer.

Invente... O chocolate culinário que você precisa para aquela receita maravilhosa pode ser feito com as sobras dos ovos de páscoa ou barras. Adapte suas receitas e tenha uma surpresa.


Numa receita de bolo comum, junte, ao final, pedaços grosseiramente triturados das sobras de ovos, amargo, ao leite, crocante, branco – qualquer um, e leve ao forno para assar. Pode também colocar as raspas sobre o bolo, logo que sair do forno, ainda quente. Ele derrete e fica grudadinho, dando um visual novo no bolo do dia a dia.

Lembre-se de que o chocolate fica esbranquiçado na geladeira, mas não estraga e pode esperar o melhor momento para uso.

Para se inspirar, veja estas receitas.

Chocolate quente

As proporções não precisam ser exatas, já que estamos aproveitando, e um pouco mais forte ou fraco, claro ou escuro, não fará diferença nesta delícia para manhãs ou tardes mais frias.
Com as sobras de chocolates, podemos fazer qualquer receita que requer chocolate em barra. Só preste atenção para a classificação do chocolate que pode ser amargo, meio amargo, ao leite ou branco. Quando a receita pedir um tipo e você tiver outro disponível, compense com açúcar, uma pitada de sal, creme de leite, leite ou até mesmo leite condensado.

 

250ml de leite 
50g de chocolate 
Açúcar a gosto
Essência que preferir (opcional)

Pique ligeiramente o chocolate e junte ao leite levando ao fogo baixo. Mexa até derreter todo o chocolate. Adoce ao seu gosto. Se quiser mais cremoso, bata no liquidificador ou com o mixer de mão. Aromatize como preferir (canela, baunilha, amêndoas) e sirva quente.
Para surpreender ainda mais, coloque junto uma bola de sorvete ou chantili.
Salame de chocolate

Muito fácil e prático para comer a qualquer hora, em lanche ou sobremesa. 
300g de chocolate escuro (amargo ou meio amargo)
100g de manteiga ou margarina
100g de biscoito maisena ou maria em migalhas
1 xícara (chá) de cereal crocante e/ou alguma castanha (amendoim, caju, castanha-do-pará)
100g de chocolate branco picado (opcional)

Junte o chocolate escuro à manteiga e derreta em banho-maria ou no micro-ondas. Espere esfriar um pouco e junte os cereais (aveia, granola, flocos de milho), as castanhas picadas e os biscoitos. No final,  junte , se tiver, o chocolate branco também picado e misture bem. Pode ser usado também chocolates crocantes.
Arrume toda a massa resultante sobre uma folha de papel manteiga ou filme plástico e enrole como um salame. Acerte e feche as pontas e deixe esfriar completamente antes de cortar em fatias.

Musse fácil de chocolate

Receita fácil que pode servir como recheio e cobertura de bolo ou torta ou, simplesmente, comer às colheradas. As medidas não precisam ser exatas, podendo ser adoçadas a gosto e aromatizadas como preferir (whisky, licor, conhaque, baunilha, amêndoas). 

300g de chocolate picado
1 colher de sopa de manteiga
3 ovos separados
1 xícara de chá de creme de leite gelado
Sal, açúcar e essência (opcional)

Junte o chocolate com a manteiga e leve ao banho-maria até perceber o brilho do chocolate querendo derreter. Reserve enquanto bate as claras em neve. Se usar chocolate amargo (o mais indicado), coloque um pouco de açúcar nas claras; se usar chocolate ao leite, coloque uma pitada de sal. Mexa o chocolate agregando-o à manteiga até estar bem derretido e frio. Coloque na batedeira e junte as gemas uma a uma, batendo sempre. Junte o creme de leite (fresco ou não) e continue batendo. Coloque a essência escolhida e junte as claras em neve misturando delicadamente. Leve para gelar.

Invente e crie delícias morenas.

Com as sobras de chocolates, podemos fazer qualquer receita que requer chocolate em barra. Só preste atenção para a classificação do chocolate que pode ser amargo, meio amargo, ao leite ou branco. Quando a receita pedir um tipo e você tiver outro disponível, compense com açúcar, uma pitada de sal, creme de leite, leite ou até mesmo leite condensado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário