quarta-feira, 20 de novembro de 2013

É Vero! #27 - Sobremesas Típicas e Fáceis II


Hoje darei continuidade a nossa viagem cosmopolita de sobremesas fáceis, rápidas e deliciosas. Trarei mais duas receitas para você adaptar de acordo com os ânimos e gostos.


Brasil – Manjar branco

Manjar, desde a mais tenra infância, é uma delícia. Macio, delicado, na sua brancura, contrastando com sua calda escura de ameixas agridoce. Combina como sobremesa de qualquer de nossos pratos tradicionais. Simples ou requintado, basta ficar atenta e saber escolher o sabor da calda. Além do mais, é facílimo de fazer e nos remete ao tradicional mingau de leite infantil.

   - Um litro de leite
   – Oito colheres de sopa de açúcar (ou adoçante de sua preferência)
   – Um vidro de leite de coco
   – Sete colheres de sopa de amido de milho

Calda

   - 1 xícara de ameixas secas sem caroço
   - 2 xícaras de água
   - 1 e ½ xícara de açúcar (ou equivalente em adoçante)
   - gotas de baunilha (ou a gosto: cravo, canela etc)

Leve ao fogo em uma panela (sem cheiros) o leite e o leite de coco. Quando estiver morno, separe um pouco e junte ao amido para dissolver e devolver na panela. Abaixe o fogo e mexa sem parar até encorpar e atingir o ponto de mingau grosso. Desligue e despeje em uma forma umedecida, levando à geladeira no mínimo por 4 horas ou até firmar.  

Faça a calda. Junte todos os ingredientes da calda numa panela de fundo grosso e leve a ferver até reduzir e morenar como uma calda.

Quando for servir, desenforme o manjar e coloque a calda por cima. Se quiser fazer diferença, bata toda a calda no liquidificador até formar uma pasta. 

Coloque  no manjar, decorando-o com folhas de menta, coco em flocos ou mais ameixas inteiras. Sirva gelado!

Japão – Kanten

Esta sobremesa japonesa é bem comum tanto aqui quanto lá. De um lindo e atraente colorido, podemos encontrá-la em qualquer loja especializada em produtos orientais. Também fácil de fazer, a diferença maior é que usamos o agar-agar (encontrada em lojas de festas ou de produtos orientais) ao invés da gelatina tradicional. Muito versátil, podemos dar-lhe diversas apresentações.  Escolha bem os produtos usados e não deixando muito doce, é bastante saudável.

   - 2 colheres (chá) de ágar-ágar (ou o pacotinho inteiro)
   - 2 colheres (sopa) de açúcar (ou adoçante culinário)
   - 1 lata de frutas em calda (pêssego, figos, abacaxi, etc)
   - toda a calda do doce + água (para completar 500ml)
   - 1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo

Coloque o açúcar, o agar-agar , 400ml de calda  com a água (reserve 100ml) e leve ao fogo bem baixinho sem deixar ferver (o agar começa a querer dar liga). Desligue o fogo, adicione o suco de limão e coloque em uma travessa retangular molhada em uma camada de cerca de 2cm de altura. Reserve até endurecer.

Pique as frutas em quadrados de 2cm X 2cm e junte à calda reservada. Depois de endurecida, corte a calda gelificada também em quadradinhos e junte tudo. Sirva gelado.

O Agar-agar é feito de algas marinhas e tem poder gelificante ao natural. Não tem cor nem sabor e podemos fazer com o suco e frutas de preferência. Algumas frutas são necessárias antes aferventar, outras podem ir ao natural. Resulta uma sobremesa refrescante, saudável, colorida e bem natural. Pode colocar também as frutas para gelificar no agar-agar em potinhos individuais e servir com a calda por cima ou com uma bola de sorvete. O mais tradicional é feito com leite de amêndoas. Use morango, pêssego, tangerina, cereja, manga, pera, abacaxi cozido....tente...invente!


Que tal experimentá-las naspróximas festinhas de fim de ano? Delicie-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário