quarta-feira, 13 de novembro de 2013

É Vero! #26 - Sobremesas Típicas e Fáceis I

É muito bom poder se encontrar informalmente com amigos, em reuniões em que cada um leva uma coisa para comer ou beber! A sobremesa sempre é uma grande dúvida. Sabemos que o chocolate é uma unanimidade nacional. Mas, quantos podem comê-lo sem culpa? Melhor optar por uma coisa refrescante, leve, bonita e ...fácil!

Falaremos de receitas típicas e fáceis de alguns países, com ingredientes que, se não temos em casa, encontramos facilmente para comprar, e que a maioria das pessoas pode comer sem agredir os ‘princípios dietéticos’! Também, não estragam facilmente. São cômodas (podem ser preparadas com antecedência) e alguns são coadjuvantes excelentes para uma alimentação saudável!

Itália, Brasil, Japão, Bélgica ou China; cada um com sua praticidade, beleza e gostosuras! Aqui, daremos o básico, mas mostraremos como incrementá-las. Escolha a sua — uma por semana — e varie infinitamente...

Itália - Panna Cotta

Esta versão é ideal para adultos, mas também fica deliciosa trocando-se o café por com caldas variadas de frutas vermelhas. Muito versátil, no verão, podemos servir com frutas frescas e geladas; no inverno com calda de café ou chocolate quente!

Creme

- 8g de gelatina incolor e sem sabor (pó ou equivalente em folhas)

- Baunilha (como tiver, melhor em baga)
- ½ litro de creme de leite fresco (panna)
- 150ml de café forte (com ou sem açúcar)
- Açúcar ou adoçante culinário a gosto

Para a calda

- 100g de chocolate em barra
- 80ml de café forte

Deixe de molho a gelatina, em 3 colheres de água fria. 

Se a baunilha estiver em baga, use a metade de uma, abra, raspe e coloque tudo para ferver junto com o creme de leite, o café e o açúcar, adoçando conforme seu hábito. Tire a baga e acrescente a gelatina amolecida e espremida, dissolvendo bem. Se for necessário, coe e derreta o que sobrar em um pouco do creme, sem deixar ferver, devolvendo depois ao restante. Misture bem e coloque em vasilhas individuais ou única, levando a gelar por cerca de 3 a 4 horas ou até ficar firme.

Derreta o chocolate em banho-maria e junte o café quente, misturando até formar um molho denso e cremoso. Pode servir o molho quente ou frio, sobre a panna cotta na própria vasilha ou virada sobre um pratinho. 

Bélgica ou China –  Creme belga ou Creme chinês

Esta sobremesa é comum nos dois países. E aqui também muitos já a conhecem como Creme de Três Cores. Embora a explicação seja longa e pareça muito elaborado, é de confecção muito fácil e ingredientes versáteis que qualquer pessoa tem, habitualmente, em casa. Além do que, você pode dar a sua versão incluindo frutas regionais, coloridas e dependendo da vasilha a usar, um visual totalmente inusitado, com o seu jeito! Agrada a adultos e crianças com seu frescor, suavidade e texturas variados.

Creme

- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite comum (use a lata do leite condensado para medir)
- 2 gemas peneiradas
- 2 colheres (cheias) de sopa de maisena

Leve os leites ao fogo médio para ferver. Misture em separado a maisena, as gemas e meia xícara do leite, já morno para dissolver bem. Junte tudo ao leite quente, no fogo baixo, mexendo bem para não empelotar, até cozinhar e encorpar. Forre o fundo de uma vasilha transparente e molhada (individual ou não) de modo a não ocupar mais de 1/3 da altura.

Gelatina

- 1 pacote de gelatina de morango (ou outra do seu gosto)
- ½ litro de água (ou metade de suco de morango ou laranja)

Dissolva o pacote de gelatina segundo as instruções do fabricante. Pode-se usar só a água ou acrescentar um suco para dar mais sabor. Reserve.

Suspiro

- 2 claras
- 4 colheres de sopa de açúcar peneirada

Bata as claras em neve. Adicione o açúcar e bata mais um pouco até estar bem homogênio. Não é preciso firmar muito...

Montagem

Misture aos poucos as claras em neve com a gelatina até ficar bem homogêneo e coloque por cima do creme que já deve ter formada uma leve nata. Se você colocou em bols individuais, mexa a gelatina a cada adição para manter a homogeneidade em todos. Esta mistura “assenta” rapidamente separando as duas outras camadas. Leve à geladeira por cerca de 4 horas, para firmar bem todo o conjunto.

Você pode servir essa sobremesa num refratário grande, ou em taças individuais. O importante é que seja de vidro transparente para mostrar o efeito das 3 camadas – creme, gelatina, espuminha! Também pode inclinar no primeiro creme para dar o efeito de enviesado na gelatina. Se quer surpreender, decore com os morangos frescos e folhas de hortelã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário