sexta-feira, 12 de julho de 2013

É Vero! #10 - O arroz nosso de cada dia – Fácil, fácil... Sempre fresquinho e feito na hora!


Com o corre-corre diário, acabamos fazendo arroz para 3 ou 4 refeições. A primeira, sempre fresquinha e apetitosa. As outras vão sendo requentadas até acabar.

Muitos inconvenientes no requentar de uma panela de arroz:- se não temos panela apropriada, gruda e queima no fundo a um leve descuido; nunca acertamos o tamanho do pingo de água para aquecer, ficando “papa” e formando “raspas” na maioria das vezes; chega ao fim sem a qualidade desejada ou acaba deteriorando e sendo repudiado por muitos!

Veja uma boa sugestão para ter sempre um arroz novo e fresquinho, sem os atropelos de última hora nem o trabalho de picar cebolas, e outros!

Somente refogue o arroz com os temperos  para os dias que não tem tempo sobrando para fazer  novo. E ainda você pode variar nos complementos, tendo sempre que quiser  uma opção diferente para acompanhar a “mistura” do dia! É fácil.

Para 3 ou 4 porções para duas pessoas:

-½ litro de arroz limpo e seco ( já viu que tem alguns que não precisam ser lavados?)
-½ xícara dos seus temperos básicos preferidos (cebola, alho e/ou alho porró)
-4 colheres do azeite ou óleo preferido.

Alguns tipos de arroz já são pré-lavados. Não é necessário escolher nem lavar e vão direto à panela. Se precisar lavar, faça-o com antecedência e deixe no escorredor para secar.


Coloque o óleo e o arroz numa panela onde possa mexer sem derrubar. Leve ao fogo normal e mexa com uma espátula ou colher de pau (a de metal risca e deixa resíduos maléficos) até besuntá-lo bem e começar a mudar a textura. Verá que ele fica brilhando devido ao óleo e depois vai passando de transparente para leitoso como pipoca, formando pequenos grumos. Acrescente todo o tempero picado de uma vez e continue mexendo até murchá-los. Cuidado para não deixar queimar em volta da panela.  Apague o fogo e deixe esfriar com a panela destampada para não “suar”. Depois de frio, guarde na geladeira em vasilha tampada. Pode ficar por cerca de 5 dias na geladeira. 

Quando for fazer, coloque a água para ferver no dobro da quantidade que pretende usar para o arroz. Por exemplo, 2 xícaras bem cheias de água para 1 xícara rasa do arroz. Note que o arroz fica um tanto aglomerado por estar oleoso, cabendo menos na xícara! Coloque o arroz na água fervente, salgue, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela, para não derramar. Espere cerca  de 10 minutos e desligue o fogo quando estiver quase seco, mantendo a panela bem tampada por mais 10 minutos! Está pronto, fresquinho e soltinho o seu arroz.


Para novas apresentações, invente e surpreenda!

Que tal, ao invés de sal, um tablete ou envelope de caldo de frango ou legumes? Para acompanhar um saboroso frango, usar uma colher de sementes de gergelim no cozimento. Se for para um peixe frito, misture 1 tomate picado e um pouco de coentro antes de servir. Se for acompanhar um assado suíno, cozinhe-o com 2 colheres cheias de uvas passas e acrescente salsinha picada no final. Para acompanhar uma carne mais requintada, junte ao final, amêndoas ou castanhas-do-Brasil, picadas com cebolinhas verdes. Também pode completar a água com uma cerveja que sobrou na garrafa, um vinho branco ou espumante para dar um toque “gourmet”; um pouco de leite de coco para acompanhar um prato baiano; uma colher bem cheia de manteiga para brilhar ou creme de leite acompanhando um suculento filé...

E se ainda assim, sobrar arroz, faça dele um prato diferente. Já falamos do Arroz Fantasia em 10 de maio (É Vero! #1), ou um delicioso e simples bolinho de arroz.


Bolinho de Arroz

2 xícaras (chá) de arroz bem cozido
2 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de rosca ou de trigo
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (café) de fermento em pó
Salsinha e cebolinha picadas a gosto
1 colher (café) de vinagre branco
Sal e pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de algum complemento (ver a seguir)
óleo (para fritar)

Numa tigela amasse o arroz com um garfo ou amassador. Junte os ovos, a farinha de rosca, o queijo, o fermento, a salsinha e a cebolinha. Se quiser dar um sabor diferente, acrescente em pequena quantidade, o que tiver e sabe que combina com seu paladar e com o arroz: carne moída, atum, algum legume picado como cenoura, abobrinha, azeitonas ou recheie com um pedaço de queijo. Prove e acerte o sal e a pimenta-do-reino. Junte o vinagre (não deixa encharcar) e misture bem. Deixe descansar alguns minutos. Numa panelinha, aqueça o óleo a uma altura de dois ou três dedos. Molde ou pingue com a ajuda de duas colheres, os bolinhos no óleo quente e doure-os. Retire com escumadeira, escorra sobre papel de cozinha e sirva. Ao invés de fritar, opção bem mais saudável, é colocá-los numa assadeira untada e colocar para assar rapidamente em forno bem quente até dourar.

Faça uma vez, ajuste suas medidas e surpreenda a cada dia com sua receita especial!

2 comentários:

  1. Claudinha,
    Arrasou!!
    Sou dona de casa há temps e não conhecia esse truque do vinagre para não encharcar.
    E esse bolinho, que delícia e ainda bonito de se ver, isso é importante afinal comemos também com os olhos.
    Já que estamos falando de arroz, poderia nos dar dicas de como fazer um delicioso risoto.
    Sua coluna é nota 10!
    Um abraço,
    Isolda

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Isolda! Essa maneira de fazer/adiantar o arroz é realmente muito prática. Faça sempre na mesma panela, acostume-se com a quantidade/tempo e você não errará nunca!
    O risoto é uma boa ideia. Falaremos dele oportunamente.
    Abraço.
    Claudia

    ResponderExcluir