sexta-feira, 28 de junho de 2013

É Vero! #8 - Repelentes Naturais II





Vamos à segunda parte das dicas para a produção de repelentes naturais e caseiros, de forma simples e sem agressões à saúde da família e ao meio ambiente. Já falamos dos avoantes, agora falemos dos rastejantes e de como manter um ambiente saudável e livre de todos eles.


Formigas


Cravo da Índia – Usados da mesma maneira que para pernilongos e moscas, ditos na semana passada, são eficientes também contra as formigas. Quando em solução, sem o óleo mineral para o corpo, passe pelas superfícies já limpas para mantê-las afastadas dos alimentos. O açúcar fica livre de formigas e pode proporcionar aromas surpreendentes se colocarmos algumas flores de cravo ou casca fina de limão no açucareiro.

Vinagre e louro – deixe em infusão algumas folhas de louro no vidro de vinagre branco.  Além de enriquecer seu tempero de saladas, afasta as formigas quando pulverizado sobre as superfícies da cozinha. 

Hortelã – seco ou fresco, só ou macerado com casca de limão, espalhe próximo ao caminho das formigas. Quando desaparecerem, feche o buraquinho de sua entrada com sabão amolecido. Por um tempo elas ficarão longe! Deixe cascas de limão ou vasinhos com hortelã onde as formigas costumam visitar.

Água – se tiver que deixar algum alimento ou doce fora da geladeira por algum tempo, coloque o recipiente dentro de uma vasilha com água: as formigas não sabem nadar!

Baratas

Ervas diversas – folhas maceradas ou óleo essencial de eucalipto e alecrim sobre uma tampa de vidro ou embebido em chumaço de algodão, em lugares onde as baratas gostam de passear: atrás da geladeira, fundo de armários ou gavetas da cozinha, perto de ralos escondidos etc., atrapalham o passeio delas.




Pepinos e crisântemos use as pontas desprezadas dos pepinos como armadilhas – eles afastam “as indesejadas”. Assim como flores secas de crisântemos, que podem ser usadas inteiras ou transformadas em pó.

Bicarbonato de sódio – misture em quantidades iguais com o açúcar e coloque em tampinhas de vidro e deixe em lugares estratégicos.

Cerveja – escolha um vidro de conserva e unte internamente com vaselina sólida ou algo oleoso. Coloque cerca de 3 dedos de cerveja e algum pedaço de fruta e deixe nos cantos escondidos. As baratas entram e não saem... Depois jogue na privada e dê descarga.


Louro – mantenha folhas de louro junto de alimentos secos na despensa e dentro das gavetas e armários de utensílios e onde mais for necessário.

Ralos – depois de lavar o espaço, coloque um pouco de qualquer das soluções já citadas (sem sólidos) dentro do ralo e mantenha-o fechado. Só abra quando tiver que lavar o ambiente.



Cuidados com a casa, além do que já foi dito:



      Mantenha tudo limpo – esvazie os lixos e lave ou coloque água e detergente nas vasilhas com restos de alimentos. Limpe bem a pia, os batentes de portas e janelas e chão com qualquer das soluções anteriores. Não tendo do que se alimentar, os insetos não aparecem.


      Mantenha vasos de plantas consideradas aromáticas, próximos às entradas e janelas para espantar ou impedir a entrada dos insetos. Além de usar como tempero, ainda alegra a casa: manjericão, arruda, hortelã, alecrim, crisântemo,citronela, eucalipto aromático etc.

      Não deixe nada que possa acumular água - criatório de larvas de insetos. Verifique seus vasos e áreas externas com cuidado. Limpe as caixas de gordura – lugares úmidos, escuros e quentes são os preferidos das baratas.

      Feche portas e janelas no fim de tarde  - horário que mais aparecem e se alojam em frestas para o ataque noturno, e mantenha véu mosquiteiro na cama das crianças.

      Alguns cereais, que sabemos ser alvo fácil de insetos, se não for usar logo, deixe no freezer por um tempo para matar os possíveis ovos que já vêm junto do supermercado. Ou mantenha-os na geladeira. Verifique sempre o estoque para remover a poeira e usar os que estão perto do vencimento.

      Não acumule papéis perto de roupas, limpe com aspirador as revistas, livros, roupas de enxoval pouco usadas ou mexa-os com frequência para que fiquem sempre livres de poeiras ou cantinhos aconchegantes! Limpe com álcool ou uma das soluções acima e deixe portas e gavetas abertas para arejar, tomar sol, e secar bem. Limpe bem cortinas, tapetes e objetos fixos como móveis e quadros. Nunca guarde roupas úmidas. 


Use a imaginação, combine, decore e proteja-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário