sexta-feira, 21 de junho de 2013

É Vero! #7 - Repelentes Naturais I


Brasil, país de dimensões continentais, não somos capazes de afirmar se estamos em pleno inverno ou em pleno verão! Nossas estações não são definidas a olho nu ou ao sentir da pele!

Então, sempre é tempo de se prevenir contra algumas doenças de inverno ou de verão, nas chuvas da primavera ou na secura do outono!

Pequenos insetos, intrusos e indesejáveis, temos durante todo o ano, em qualquer ambiente da casa ou fora dela. Enquanto um descansa, outro faz a festa em nossos caminhos, mesas, açucareiros, fruteiras ou despensas, propagando doenças alérgicas e até mesmo fatais. E, por mais inofensivos que sejam, quem gosta de dormir ao som incessante do zumbido de um pernilongo? Por outro lado, eles fazem parte da cadeia alimentar dos animais e não precisamos destruí-los com venenos, basta afastá-los!

Nas prateleiras dos supermercados, temos imensa variedade de venenos à venda, para todo tipo de insetos. Mas, e o mal que eles causam à nossa saúde e ao meio ambiente? Se nos aconselham a afastá-los dos animais domésticos e plantas, imaginem o mal que podem causar às nossas crianças!
A sabedoria popular já resolvia estes inconvenientes de maneira prática e eficiente, com o que tinha às mãos e sem grandes agressões à saúde. 



Traças: Sachês de capim-limão (capim-cidreira, chá-de-estrada). Além do delicioso chá que ele nos fornece, é um potente repelente de traças pelo aroma cítrico que as afastam. Lave suas folhas com cuidado – são cortantes! Pique e feche-as em saquinhos de tecido leve. Coloque-os dentro de armários ou gavetas de roupas. Troque-os com frequência para manter tudo perfumado e as traças longe!


Folhas de louro ou cravo-da-índia – coloque 2 ou 3 folhas de louro fresco ou de cravo nas gavetas e prateleiras de roupas. Também perfuma e mantém as traças afastadas. Troque-os quando perderem o aroma. As folhas de louro podem ser colocadas nas latas de mantimentos para evitar o caruncho ou larvas de insetos voadores.

Pimenta-do-reino preta – quebre um pouco e espalhe em locais onde guarda sapatos, papéis, alimentos secos e outros. São muito eficientes, mas ninguém quer usar perfume de pimenta-do-reino!

Cedro -  em marcenarias, podemos coletar serragem ou pequenos tocos de cedro. As traças não gostam de seu cheiro. 

Pernilongo e Moscas



Vitamina B – reforce sua alimentação com itens ricos em vitaminas do complexo B. A vitamina B1 é o melhor dos repelentes contra insetos voadores. Parte dela é eliminada pela pele, liberando um cheiro que os insetos percebem e repudiam mantendo-os afastados. Alguns dias antes de acampar ou pescar, reforce seu organismo! 

Encontramos maior concentração da vitamina B nos vegetais verdes escuros; cereais integrais como arroz, aveia e trigo; fígado; castanha do Brasil; amendoim ou em composto vitamínico do complexo B comprado em farmácia. Para bebês, junte 20 ml de complexo B a uma embalagem (150 a 200 ml) de creme ou óleo infantil hidratante, misture bem e aplique.

Óleo essencial de citronela ou andiroba– citronela é uma planta decorativa, e aromática; e andiroba, uma grande árvore da qual se usa as cascas e as sementes. Encontradas em óleo, tintura ou essência em lojas de produtos naturais. Coloque algumas gotas em um spray com água, glicerina líquida ou óleo hidratante (10 gotas para 250 ml) e espalhe na pele a ser protegida. Se tiver acesso à planta, faça um chá com suas folhas e limpe as janelas, chão, batentes de portas e calçadas com ele. Assim como acender uma vela de citronela no final da tarde no quarto de dormir, impede os mosquitos se aproximarem. 

Cravo-da-Índia e cítricos– excelente e agradável repelente. Eficiente em várias combinações, simples, práticas e bonitas. Coloque próximo das janelas, sobre a pia, mesas, geladeiras etc., pequeno pires com metade de um limão espetado com 10 a 15 cravos-da-Índia. Renove com frequência. Faça também uma solução: junte 10 gramas de cravos em um vidro com ½ litro de álcool de cereais (comprado em farmácia). Feche e mantenha num armário escuro ao menos 4 dias, agitando sempre. Depois junte óleo mineral ou o de sua preferência para passar no corpo. Agite sempre antes de usar. A casca de laranja ou limão, cortada no formato do refil dos repelentes eletro químicos, serve para substituí-los no aparelhinho ligado à tomada. 


Ervas diversas – folhas de eucalipto, louro, alecrim, manjericão, ....faça um macerado com suas folhas misturadas ou não e espalhe pela casa para difundir o aroma e afastar os voadores. Ou junte-os em pequenos e delicados buquês a enfeitar cantos estratégicos da casa.

Aguarde o post da próxima semana com a continuação de dicas de repelentes naturais e caseiros. 






Até a próxima sexta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário