sexta-feira, 14 de junho de 2013

É Vero! #6 - Reciclando Sabonetes



Você usa seu sabonete até o fim? O que fazer com as suas sobras?


As primeiras notícias do uso do sabão, produzidos com gordura animal e cinzas, datam de 2.500 a.C. Sua produção na idade média, bastante difícil, destinava-se à nobreza. Com a industrialização, o seu uso, em barras, popularizou-se em prol da limpeza, higiene e saúde, em toda a Europa e nos EUA. No século XIX, já industrializado, de boa aparência, melhor qualidade e preço acessível, passou a ser usado em maior escala como item de higiene pessoal em todo o mundo.


No início da segunda metade do século passado, a maioria da população mundial vivia ainda na zona rural ou em pequenos centros urbanos, sem o desenfreado consumismo que tomou conta dos dias atuais.

Ainda assim, não atingia com facilidade nossa população rural, que quando tinha acesso ao produto, utilizava-o com parcimônia e economia. Assim, emendava um no outro e aproveitava ATÉ O FIM. Pela dificuldade de acesso, ainda sem falar em ecologia, economizava-se de tudo, a começar pela comida, água e sabão. Itens de higiene pessoal eram raros!


Nos últimos 50 anos, com a explosão da população urbana, o desenvolvimento tecnológico, a grande facilidade de produção e a baixa de custos industriais, trouxeram, consequentemente, um aumento insustentável do consumo.


Agora, com o meio ambiente pedindo socorro, aos poucos, retornamos a alguns princípios de economia ou de consumo sustentável, graças aos trabalhos de algumas ONGs e à nunca exaustiva defesa do meio ambiente.


Hoje, com toda a facilidade de consumo, poucos querem saber de usar sabões ou sabonetes até o fim. Também é motivo de piadas emendá-los.


Mas, algumas ONGs se especializaram em reciclar os sabonetes usados e descartados nas grandes redes de hotéis, utilizando processos que eliminam as impurezas, e depois os distribuem pelas comunidades carentes pelo mundo para aplacar doenças ligadas à falta de higiene.Também podemos fazer o mesmo em casa. É fácil, e pode trazer grande satisfação num pequeno gesto que, além de ajudar na saúde do planeta, ainda pode diminuir nossas contas no final do mês com graciosos produtos!

- Podemos ralar e usar como sabão em pó – excelente para tirar manchas de roupas. 

- Produzir pequenos sachês para colocar nas gavetas. 

- Misturá-los aos sais de banho ou sal grosso para um relaxante banho de banheira. 

- Transformá-los em novos sabonetes, grandes ou pequenos de lavabo.

Eis aqui, uma receitinha simples.

Para 2 xícaras de tocos de sabonetes:

1 xícara de água (só até cobrir),

2 colheres de líquido amaciante ou hidratante (vaselina, azeite ou glicerina),

Essência preferida (gotas o quanto baste),

Anilina se desejar colorir (pode ser a comestível).


Determine uma vasilha para o descarte de todos os tocos dos sabonetes da casa. Limpe-os e deixe secar antes de armazenar. Quando tiver cerca de 2 xícaras de tocos, mãos à obra.



Coloque numa panela esmaltada todas as sobras, limpas, raladas ou picadas grosseiramente. Cubra com água morna e deixe amolecer (até por uma noite).


Depois leve ao fogo em banho maria, mexendo sempre para não grudar nem queimar o fundo. Quando tiver em ponto de um mingau bem grosso e pastoso, acrescente 2 colheres de sopa de vaselina líquida, azeite de oliva, ou glicerina. Junte bem e se desejar, reforce o aroma, escolhendo uma essência preferida. Citronela, limão, erva doce, lavanda, morango... Coloque gotas de anilina de acordo com o aroma escolhido.

Enquanto quente, despeje em formas ou forminhas próprias, bata com pequenas pancadas para retirar as bolhas de ar (como chocolate) e deixe esfriar para retirá-los. Deixe secar um pouco em ambiente arejado para ficar mais firme. 



Como formato, pode usar forminhas de docinhos, de gelo, de alumínio, de brinquedos na areia das crianças, até mesmo uma vasilha retangular que acomode tudo com boa profundidade para depois cortar em fatias ou blocos.


Use sua criatividade. Nosso planeta merece!

2 comentários:

  1. As sugestões aqui são sempre ótimas! Mas gostei dessa, em especial. Não gosto de utilizar sobras de sabonete, mas tb não gosto de desperdício. Usava prá lavar roupas, amassando-as grosseiramente. Vou testar essa receita.

    ResponderExcluir
  2. Conte pra gente se você testou e o que aconteceu!

    ResponderExcluir