sexta-feira, 7 de junho de 2013

É Vero! #5 - Conservando vasilhas plásticas



Você usa vasilhas plásticas? Consegue mantê-las limpas e seguras para sua saúde?



As vasilhas  e os potes plásticos estão cada vez mais baratos, descartáveis e comuns no nosso cotidiano. Lindos vasilhames, em tamanhos, cores e formas variadas, para todo e qualquer uso.

Os mais simples racham com muita facilidade e nem chegam a ficar “velhos”. Outros, com mais qualidade, por falta de cuidados adequados, ficam com aparência desgastada rapidamente: com manchas, riscos ou amareladas, além do cheiro desagradável que absorvem. Nada pior que guardar um alimento que ganhará cheiro de outro. E não adianta lavar com muito detergente, o odor não desaparece!   

Muito prático na cozinha, eles possibilitam maior aproveitamento de alimentos, diminuindo o desperdício, ajudando na organização da despensa, geladeira ou freezer, e permitindo maior facilidade e leveza no transporte. Pequenas sobras, devidamente acondicionadas e bem organizadas, estimulam a criatividade culinária na preparação da próxima refeição.

Acostume-se a higienizar, com alguma regularidade, todos os seus potes e utensílios plásticos, principalmente os usados com alimentos, para garantir a saúde da  sua família.  Escolha o procedimento que mais se encaixa no seu dia a dia:

- Prepare uma solução de bicarbonato de sódio (desinfetante natural): 1 colher de sopa bem cheia em meio litro de água morna, deixando a vasilha, já limpa, de molho por cerca de 20 minutos. Enxágue e seque. 

 - Use uma pasta de bicarbonato de           sódio com suco de limão, deixando de molho por 20 minutos e lavando normalmente depois. (Recurso ecologicamente correto, que não agride o meio ambiente nem as mãos de quem usa, além do seu baixo custo).

- Para a solução de cloro, use a proporção de 3 colheres de sopa de cloro para cada litro de água fria ou morna. Arrume todas as vasilhas já limpas e destampadas, uma dentro da outra, e deixe em imersão total, junto com suas tampas, por no mínimo 2 horas (pode ser a noite toda) na solução preparada. Depois, enxágue e deixe secar ao ar livre, bem ventilada e fora do sol.

-  Solução com 2 litros de água para 1 comprimido antibacteriano - comprado em farmácia, para desinfecção de mamadeiras, frutas e verduras. Deixe de molho por cerca de 2 horas e lave normalmente depois.

- Encha a vasilha ( com manchas ou odores) com água limpa -  se quiser, acrescente gotinhas de limão ou vinagre -  e coloque no freezer por uma noite, sem a tampa. O cheiro sairá junto com o gelo que será descartado.

Faça os mesmos procedimentos para lavar todo material de plástico de sua cozinha: pranchas de corte, peneiras, utensílios, jarras, copos etc. E reaproveite as soluções usadas para a higienização completa da pia e das esponjas e escovas de limpeza.
E, para conservar suas vasilhas limpas, sem cheiros, manchas ou deformidades, observe alguns cuidados.

- Lave-as imediatamente após  o uso, para não fixar a sujeira.

- Antes de qualquer processo de remoção de manchas ou odores, lave muito bem com detergente para eliminar toda a gordura. Use somente esponja natural ou macia, para evitar microrranhuras que seguram todo tipo de sujeira, bactérias e fungos. E use uma escovinha própria para a limpeza das frestas.

- Guarde-as sempre destampadas e secas, mas mantenha as tampas planas e próximas aos potes.

- Se tiver que guardar alimentos vermelhos, como molho de tomates, molhos com dendê ou açafrão, besunte, antes,  a vasilha, com uma camada de óleo ou manteiga para evitar futuras manchas.

- Só as utilize no freezer se forem próprias para isto.  Ao retirar, não as destampe imediatamente:  molhe-as sob a torneira para evitar que se quebrem.
- Se perceber rachaduras ou deformações que impeçam o fechamento, dê outra utilidade fora da cozinha ( para guardar parafusos, pregadores, botões, etc.).

Ao aquecer alimentos no micro-ondas, prefira os utensílios de vidro: são mais higiênicos, resistem a  temperaturas mais elevadas, não liberam toxinas e não absorvem aromas. Mas, se precisar utilizar vasilhas plásticas, deixe a tampa solta e  não deixe ferver, evitando, assim, que se deformem e, principalmente,
que contaminem os alimentos.

As vasilhas plásticas que contiverem um dos símbolos abaixo são apropriadas para congelar ou aquecer alimentos. Caso não tenham, melhor não usar.

Os símbolos de cima se referem ao aquecimento no micro-ondas e os de baixo se referem ao congelamento.




- Tenha cores diferentes para diferentes usos: doces, salgados, crus, congelados... E, lembre-se de que as de formato retangulares  são acomodadas mais facilmente em qualquer espaço.

- Não as lave com água quente nem na lavadora de louças. Utilize detergente neutro e  água fria ou morna.

Para acondicionar alimentos, escolha as que têm o sinal da taça e garfo (marcado no fundo).  As demais, principalmente as coloridas, contêm elementos químicos em sua composição que podem ser liberados durante o aquecimento ou congelamento, contaminando os alimentos e propiciando doenças graves.

Com esses cuidados,  suas vasilhas se conservarão melhor e sua alimentação será mais saudável.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas! Muito útil! obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Maísa.
    Estaremos aqui uma vez por semana, com boas dicas para nossas rotinas!
    Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva.
    Obrigada.

    ResponderExcluir