sexta-feira, 31 de maio de 2013

É Vero! #4 - Renda-se à picância do gengibre!


Renda-se à picância do gengibre!
Nas mudanças de temperaturas, e com a baixa umidade do ar entram, a nosso favor, os poderes do gengibre.


O gengibre é uma das mais antigas plantas medicinais conhecidas. Possui óleos essenciais com excelentes e amplas propriedades terapêuticas e seu chá em infusão pode ser feito principalmente de seus rizomas.
Nestes dias entre, o outono e o inverno, quando o clima esfria e dá sinais de secura e nosso sistema respiratório dá sinais de sofrimento, principiando gripes, resfriados, tosses ou alergias respiratórias, precisamos ter cuidados redobrados. Principalmente, pelo fato de termos a proximidade assustadora da dengue! Embora os causadores sejam tipos de vírus diferentes, os sintomas são muito parecidos.

Pesquisas comprovam também que o gengibre atua, com ótimos resultados, contra a enxaqueca, o alívio de dores e dos enjoos, quando ingerido de 3 a 5 vezes ao dia em forma de chá:
Faça um chá deixando em infusão, sem ferver, cerca de 2 colheres de gengibre ralado para meio litro de água quente por cerca de 15 minutos. Se usar gengibre em pó, use meia colher de café para uma xícara de água! Pode ser consumido quente ou frio, sem efeitos colaterais! De preferência após as refeições.
Por ser termogênico e ligeiramente acre, ajuda também expelindo secreções pulmonares, frios estomacais, dores abdominais, estados de ressacas etc.
Massagens com seu óleo, banhos ou compressas quentes, além dos chás, aliviam os sintomas da gota, congestão nasal, cólicas, artrite, artrose, dores de cabeça, dores musculares, dores de coluna e dores nas articulações. Cru ou cozido, é um poderoso analgésico e anti-inflamatório.
Como xarope, com mel, limão, hortelã, cidreira ou eucalipto, por ser antisséptico e anestésico, ajuda a curar dores de garganta. Pode-se também, mastigar corajosamente fatias de gengibre para afugentar os males da gripe, da tosse e do resfriado.
Além das várias propriedades, o gengibre é ainda bactericida, antioxidante, desintoxicante e alguns estudiosos dizem que ativa as funções cardíacas, estimula o raciocínio, afasta a depressão, dando vitalidade e ainda é afrodisíaco!  O melhor: sem efeitos colaterais ou contraindicações.
Ainda como refrescante água saborizada para beber ao longo do dia. Junte algumas rodelas de gengibre bem lavado a uma garrafa de água e tome sempre que tiver sede! Por ser termogênico, acelera o metabolismo, ajuda na digestão, auxilia na assepsia bucal, e hidrata. 
Enfim, por possuir sabor levemente acre e picante, pode ser consumido em pratos quentes ou frios, doces ou salgados, sucos ou conservas, enquanto frescos ou secos, em pó, cristalizado etc. Cuidado apenas para utilizar a quantidade indicada na receita, já que a intensidade e a textura de uma forma é muito diferente de outra!  Tenha sempre em casa: na despensa, na geladeira ou no jardim. Eles são encontrados o ano inteiro e duram muito tempo, embora seu auge seja nos primeiros meses do ano.
Beber chá de gengibre: É barato, é muito fácil. O gosto é ótimo e cura! Acostume-se ao seu sabor. Use e abuse!

Para sugerir ou solicitar receitas, dicas e outras coisas que você achar interessante, deixe um comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário