quinta-feira, 16 de maio de 2013

É Vero! #2 - Alimentação Sustentável


No restaurante, você fica constrangido ao pedir para dividir um prato? Acha elegante sobrar metade da comida?
Na contramão do consumismo, surge agora a consciência do desperdício frente à fome mundial. Elegância é ser sustentável!



Restaurantes adotam cardápios flexíveis com opções para porções (e preços) menores, adaptáveis ao tamanho de algumas dietas. Assim, favorecem  o maior aproveitamento de tudo o que é servido, sem desperdícios! Seguindo estas tendências, surgiram também, por acaso ou não, os fingers foods e os menus-degustação em muitas recepções ou restaurantes elegantes! As porções são mínimas, variadas e exatas!
Em casa, podemos também ser corretos e sustentáveis, aproveitando melhor o que antes se jogava fora. Por exemplo, com os talos de agrião, podemos fazer deliciosa sopa como entrada para os dias mais frescos; picadinhos refogados com carnes variadas como excelente mistura; omeletes para completar o cardápio do dia; enriquecer saladas deliciosas em dias mais quentes... ou o molho para saladas que segue abaixo.

Molho para salada com os talos de agrião!
1 copinho (100 g) de iogurte;
Mesma medida de talos de agrião bem lavados e picados;
1 colher (sopa) de mel (se o iogurte não contiver);
3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
1 colher (sopa) de vinagre de vinho;
Sal e pimenta do reino a gosto.
Separe uma colher de talos de agrião picados para decorar e bata todo o restante dos ingredientes num mixer ou liquidificador. Corrija o sal  e  espalhe delicadamente sobre a salada já montada.  Coloque por cima os pequenos pedaços de talo reservado.
Pode guardar na geladeira em potes de vidro bem fechado, por até uma semana.



Veja a matéria publicada no Correio Braziliense nesta semana [somente para quem for assinante]: <http://impresso.correioweb.com.br/app/noticia/cadernos/gastronomia/2013/05/11/interna_gastronomia,83664/menu-sustentavel.shtml>



Nenhum comentário:

Postar um comentário